quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Título- Katafarauns
Autor- José Martins Garcia
Literatura Portuguesa/Açoriana/Contos

Sinopse
Estes dois Katafaraum – o primeiro de 1974, o segundo de 1992, aqui juntos pela primeira vez –, constituem um sarcástico painel de um Portugal pouco recomendável («Roubaram-se a Pátria e a minha nação tornou-se KATAFARAUM», diz Martins Garcia).
         No primeiro Katafaraum (Katafaraum é uma nação), o sábio oriental Nanfazcafalta decifra os restos do mais célebre de todos os centros da cultura hidrófila, arrasado por um maremoto, no ano setenta da nossa era. Nanfazcafalta constatou que a decifração dependia, não dos caracteres observados, mas exclusivamente da posição tomada pelo decifrador. o mesmo se aplica aos sábios deitados, ajoelhados, acocorados ou de pé – posições que vedam o acesso ao símbolo. Nanfazcafalta empreendeu a decifração de numerosos fragmentos, colocando-se naquela posição a que se dá o nome de pyno...
         Em Katafaraum Ressurrecto, escrito no Portugal pós-revolucionário, Martins Garcia ataca impiedosamente alguns dos defeitos que a pátria adaptou aos novos tempos. São disso bem elucidativos os nomes de alguns dos contos: PanjeriquismoCaciquismoAlfabecassismoImpostismo ou Imposto ininterrupto Katafaraum (uma monstruosidade, afirma o autor) é-nos servido numa linguagem inovadora, sarcástica, mordaz.
        Não aconselhável a espíritos sentados.



Sem comentários:

Enviar um comentário