quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Título- Retratos Imperfeitos
Autor- Luiz Fagundes Duarte
Literatura Portuguesa/Açoriana/Ensaios

SINOPSE
                Mais do que imperfeitos, os retratos que aqui deixo assemelham-se àqueles retratos à la minuta que se fazia antigamente, antes da era digital, para o bilhete de identidade ou para o passaporte: o resultado nunca era o que se esperava, e na verdade nunca fazia justiça ao retratado. Por isso, raramente eram guardados nos álbuns de fotografias. Porém, bons ou maus, eles traziam a marca do tempo - da tecnologia disponível e da arte do fotógrafo.
                          Escritos entre 1984 e 2015, os textos que aqui se reúnem não foram pensados para um dia virem a integrar um livro: na verdade, eles foram escritos soltamente, e soltos foram sendo publicados ou de alguma maneira apresentados ao público - como recensões críticas em jornal, entrevistas, prefácios ou posfácios a livros, apresentações para catálogos de exposições, discursos formais e falas informais em actos de homenagem, elegias a amigos desaparecidos, votos parlamentares de pesar - com as diferenças de registo que as pessoas, os objectos e as circunstâncias, bem como o meu envolvimento afectivo e a minha própria maturidade, permitiram.
                       Nenhum mal viria ao mundo se eu deixasse ficar estes textos nos loca amœna onde até agora jaziam e a que originalmente se destinaram; porém, não tanto pelo meu mérito - que se resume a eu ter estado no momento certo com a pessoa certa -, mas pelo valor daquilo que na sequência do meu fortuito acto de escrita terá sido possível revelar acerca de cada uma das personalidades de quem aqui falo, achei que deveria exumá-los e, sob a forma de livro, trazê-los a um público mais alargado que também será, tendo em conta a passagem do tempo - e nessa medida estes retratos imperfeitos tornam-se mais-que-perfeitos -, um público novo. 

Sem comentários:

Enviar um comentário